Seguradoras começaram o ano com alta de 18,3% no faturamento em relação a 2022
As seguradoras com atuação no país começaram o ano, em janeiro, com faturamento de R$ 14,9 bilhões e um avanço de 18,3% no desempenho em comparação com o mesmo período em 2021, segundo levantamento inédito da IRB+Inteligência baseado em dados da Susep.
O movimento foi impulsionado pelos segmentos de automóveis e rural. Na sequência, os melhores resultados vieram das apólices prestamistas (dedicadas a quitar parcelamentos em casos de necessidade, com ganhos 23,7% maiores que um ano atrás) e individuais contra danos (18,4%).
Seguro de motos cresce 43% no país
De acordo com dados da Fenabrave, divulgados no início de março, as vendas de motos cresceram 34,1% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2022, devido à expansão dos serviços de entrega (delivery) e à busca do consumidor por veículos não só mais baratos, mas também mais econômicos no consumo de combustível. Para a entidade, o apetite deve persistir em alta em 2023.
Os números da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais) mostram que, de dezembro de 2020 a junho de 2022, houve um aumento de 43% no volume de motocicletas seguradas, chegando a representar 6% do total de veículos segurados.
Seguro delivery vira trunfo das empresas contra roubos durante o transporte das mercadorias
Em São Paulo, no ano passado, foram registrados 4.725 roubos de carga, número que equivale a um roubo a cada hora e meia.
A previsibilidade, ou a capacidade de antecipar situações, é ponto relevante de uma gestão empresarial exitosa. Mapear fatos que possam afetar negativamente as receitas da companhia e adotar estratégias que mitiguem danos é um exercício diário de todo gestor.
Diversas empresas que trabalham com entrega de alimentos e bebidas têm buscado essa nova apólice para garantir a segurança de seus produtos, colaboradores e clientes.
Mercado ganha nova seguradora no Sandbox
Mais uma seguradora obteve autorização da Susep para atuar em ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório). Trata-se da Clubfix Seguradora, que poderá comercializar seguros pelo tempo determinado de 36 meses.
A empresa, com sede na cidade de Joinville (SC), tem capital social de R$ 1,1 milhão e atua com foco nas coberturas para celulares.
Fontes: CQCS (Notícia 01, 02, 03 e 04)